25 novembro 2024

Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele? (Douglas Adams - O guia do mochileiro das galáxias - 1979)


Para Sócrates, a beleza é o útil, ou seja, o que tem um caráter prático. 


Para Dostoiévski, escritor russo, ele considerava a beleza um valor em si mesmo, que salvaria o mundo do desespero. 


O filósofo Roger Scrutona creditava que a beleza é uma forma de garantir que a vida tenha sentido e se perpetue. 


Para Kozma, a beleza de uma mulher está na coragem de ser quem é, na liberdade de fazer o que quiser, e na sabedoria de dar voz a outras mulheres. 


Já para Botocenter, aA beleza vai além da aparência física, estando relacionada à personalidade, caráter e ações de uma pessoa.

Para trabalhar aqui não é necessário ser louco, mas ajuda.

24 novembro 2024

Uma pessoa deve sempre escolher o maior bem, salvo por ignorância ou impedimento.

O paradoxo do burro de Buridan é uma sátira a um ponto de vista defendido pelo filósofo francês Jean Buridan: a ideia de que uma pessoa deve adiar a escolha entre ações alternativas até ter mais informações sobre o resultado de cada uma.
 
A história do paradoxo é a seguinte: um burro com fome e sede fica indeciso entre um monte de feno e um balde de água, e acaba morrendo sem comer nem beber. 

No entanto, o paradoxo não foi originado por Buridan, mas sim por escritores posteriores que satirizaram o seu ponto de vista.

Buridan defendia um determinismo moral, segundo o qual uma pessoa deve sempre escolher o maior bem, salvo por ignorância ou impedimento.

O paradoxo do burro de Buridan é motivo de reflexão até hoje, principalmente para teóricos da Inteligência Artificial.

Quando os apegos morrem, nasce a liberdade.

25 agosto 2024

Petrichor

Petricor é o aroma terroso que se produz quando a chuva cai em solo seco, especialmente em dias quentes ou secos. A intensidade do aroma varia de acordo com o tipo de solo e a velocidade das gotas de chuva

04 agosto 2024

Nankurunaisa

Esta palavra, em japonês e originária da ilha de Okinawa, significa "tudo ficará bem no final" ou, como o brasileiro diz "com o tempo tudo se ajeita". 

O fim da lagarta é o início de uma borbeleta. O fim de algo é exatamente a oportunidade para algo novo. Contemple a impermanência.



03 agosto 2024

Cada relacionamento que experienciamos tem que ser entendido como um novo filtro a ser instalado em nosso sistema. Coisas que podemos admitir ou não no futuro.

É muito importante ter rumo, saber pra onde se quer ir. Inclusive saber com quem pode contar. As vezes estaremos em um caminho solitário. Aproveite para se conhecer melhor. Entenda que não se faz cama de hospital pra duas pessoas, nem caixão. Isso já diz muito sobre a vida. O que experienciamos é só nosso, e é justamente disso que somos feitos. Tudo o que vivemos forma nossa opinião, nossas decisões, nossos medos. E mesmo que ainda não tenhamos certeza do que queremos, é preciso saber o que não. A dúvida pode parecer um sim, mas o não precisa ser muito claro.




A Didática do Ensino Superior

Considera-se desafiador e ao mesmo tempo necessário formar indivíduos levando em consideração suas realidades e saberes pré-existentes, util...