26 abril 2019

Chernobil 33 anos



“ Boa tarde, meus camaradas. Todos vocês sabem que houve um inacreditável erro – o acidente na usina nuclear de Chernobil. Ele afetou duramente o povo soviético, e chocou a comunidade internacional. Pela primeira vez, nós confrontamos a força real da energia nuclear, fora de controle. "

Mikhail Gorbachev, quando o governo admitiu a ocorrência.

16 fevereiro 2019


Antes de uma virada de tempo os animais ficam apreensivos.
Pressentem.
Se abrigam. 
E acontece um silêncio ensurdecedor.
A Natureza é perfeita.
 Nós é que já não sentimos mais os sinais.

16 agosto 2018

Novas Tecnologias Educacionais

A velocidade com que tudo evolui, simplifica e se disponibiliza faz com que por vezes percamos a carona. Estar atualizado significa estar conectado. Significa estar online. E muito mais que isso, estar “ligado”. Da forma com que fazíamos ontem, pode hoje ser completamente ineficaz. Dirigir sem um GPS, comprar sem um cartão com chip, ter um telefone sem internet, já é tão inaceitável que deixa qualquer pessoa se sentindo perdida. É possível viver sem tecnologia, mas trabalhar sem estes recursos torna os resultados mais demorados e obviamente pouco competitivos.
Por estas e muitas outras razões torna-se necessário introduzir toda tecnologia possível no ambiente de aprendizagem. E mais que isso, tornar o uso o mais racional e produtivo possível.
Pouco adiantaria ter dispositivos computacionais de última geração, internet veloz, quadro interativo, vídeo aulas, ambientes virtuais de ensino, se faltasse a figura instigadora e persuasiva do professor.
É do professor o papel de ensinar e apesar do que se vislumbra de possibilidades de aprendizagem, não há perspectiva de método que o substitua.
O que certamente acontecerá é o estilo de ensino ficar obsoleto. A pedagogia á necessariamente errada, mas apenas não contempla as novas possibilidades e habilidades necessárias para que o indivíduo domine os atuais recursos e atinja um nível de autonomia no qual satisfaça as atuais necessidades.
É preciso formar indivíduos críticos, criativos, portadores de soluções. Capazes de ler, interpretar e responder.
A interatividade dos recursos tecnológicos por si só já são capazes de despertar a atenção e curiosidade, porém tendem ao devaneio. Tendem à improdutividade. E precisamos, como educadores, mostrar que a internet e seus dispositivos (tablets, notebooks, smartphones, etc) servem pra muito mais que Facebook, Whatsapp e Instagram. É possível inclusive até mesmo destes citados se fazer uso produtivo, basta foco e disciplina.
Por vezes se acha dúzias de jovens que sem sequer olhar para o seu smartphone são capazes de guiar alguém até determinada função de uma rede social ou comunicador, mas incapazes de redigir um texto formal ou mesmo o próprio currículo.
Esta lacuna mostra o quão defasado está nosso sistema de educação, que não está conseguindo integrar de forma eficaz tantos dispositivos, ferramentas e sistemas que o próprio aluno traz para a sala, inclusive mais moderno que aqueles que a escola disponibiliza.
Os educadores agora tem muito trabalho pela frente. A começar por refazer seus planos de aula, atualizar suas didáticas, aprender e dominar a tecnologia a ponto de discutir em sala de aula a melhor forma de utilizá-la.
 A internet é fonte de informação e o uso correto desta informação, da pesquisa direcionada, pode ajudar o aluno a compreender melhor a realidade, inclusive a ponto de participar com suas vivências e pontos de vista e desta forma enriquecer seu aprendizado.
O aluno pode não só dispor da internet como fonte de pesquisa, como pode através dela apresentar seus resultados, sua competência e seus resultados. A possibilidade de o aluno apresentar seu trabalho com recursos tecnológicos, como apresentações de slides e data show pode motivá-lo a desenvolver sua oratória, melhorar sua comunicação e a sua desenvoltura frente aos questionamentos. Aí está o verdadeiro sentido da apresentação de um trabalho.  Um treinamento para o trabalho e para a vida.
De igual forma e importância está o trabalho em grupo, hoje com a possibilidade de se fazer remotamente, com um grupo ainda maior de participantes, visto que o espaço físico já não é limitador. O trabalho em grupo, corretamente orientado, forma profissionais colaborativos, destaca e desenvolve talentos, forma indivíduos com senso de equipe e principalmente, forma líderes.
Nestes exemplos a tecnologia potencializa a comunicação, a criação e a produção, da mesma que deve acontecer mais adiante, no mercado de trabalho.
A tecnologia é onipresente. Não nos damos conta. Está na previsão do tempo, na análise do trânsito antes de sairmos de casa, na receita do almoço ou no trajeto mais curto até o restaurante preferido. Está tão presente que algumas pessoas existem mais no mundo virtual que no mundo real.
E aí estará nosso próximo desafio: reabilitar os valores e fortalecer a identidade das pessoas.

Texto para a Faculdade Internacional Signorelli

08 agosto 2018

03 abril 2018

O paraquedas

Era piloto Depois de muitas missões de combate, seu avião foi derrubado por um míssil.
Plumb saltou de pára-quedas, foi capturado e passou seis anos numa prisão norte-vietnamita. Ao retornar aos Estados Unidos, passou a dar palestras relatando sua odisséia e o que aprendera na prisão.
Certo dia, num restaurante, foi saudado por um homem:
- Olá, você é Charles Plumb, era piloto no Vietnã e foi derrubado, não é mesmo?
- Sim, como sabe?, perguntou Plumb.
- Era eu quem dobrava o seu pára-quedas. Parece que funcionou bem, não é verdade?”
Plumb quase se afogou de surpresa e com muita gratidão respondeu:
- Claro que funcionou, caso contrário eu não estaria aqui hoje. Muito obrigado!
Ao ficar sozinho naquela noite, Plumb não conseguia dormir, lembrando-se de quantas vezes havia passado por aquele homem no porta-aviões e nunca lhe disse nem um “bom dia”. Era um piloto arrogante e aquele sujeito, um simples marinheiro.
Pensou também nas horas que o marinheiro passou humildemente no barco enrolando os fios de seda de vários pára-quedas, tendo em suas mãos a vida de alguém que não conhecia.
Agora, Plumb inicia suas palestras perguntando à sua platéia:

“Quem dobrou seu pára-quedas hoje?”.

21 março 2018

Se eu gosto de dar aulas

Talvez a resposta não seja "gosto de dar aulas".
Eu gosto é de ver pessoas inteligentes e esforçadas sendo bem sucedidas, se dando bem na vida.
E poder participar, numa ínfima parcela que seja, do sucesso de tanta gente, é o maior benefício em ser professor.
Gosto de ver mérito. Gosto mesmo é de aplaudir!

14 março 2018

Das reuniões

Existem três tipos de reunioes de trabalho:

- Aquelas em que apenas se comunica decisões já tomadas.

- Aquelas em que todos os presentes estão em absoluto acordo.

- Aquelas em que se expõem opiniões e há pelo menos um presente em desacordo.

As duas primeiras são inúteis.

05 janeiro 2018

O cachorro na tábua

Em dado ponto da estrada o homem resolve parar o carro num posto de gasolina para abastecê-lo.

Vê um velhinho perto da bomba de combustível e ao seu lado um cachorro deitado, que uivava parecendo sentir dor.

O homem pede para o velhinho abastecer o carro e fica observando intrigado com o cachorro, que não parava de gemer.

- O que acontece com esse cão? Por que ele não para de uivar?
Perguntou o escritor ao velho.
- Ah! É porque ele está deitado na tábua.
- Só por isso?
- Bem, é que na tábua há um prego.
- Sei… E porque ele simplesmente não sai de cima do prego?
- Meu amigo - responde o velhinho - é que ele ainda está convencido que a dor para sair do prego é maior.

(Li esse texto ha mais de 25 anos, e continuo aprendendo com ele. Desconheço a autoria)

21 novembro 2017

Educação na Atualidade


A rede de ensino se esforça para entregar ensino de qualidade, onde o indivíduo seja preparado para a vida e para o mercado de trabalho. As condições são realmente desafiadoras, mas não suficientemente desanimadoras para educadores que historicamente buscam meios e se superam nesta busca de formar cidadãos críticos e criativos.
Formar cidadãos capazes de entender, planejar e transformar a sociedade implica em análise dos objetivos, planejamento, metodologia adequada, didática e mais do que nunca oportunizar ao indivíduo construir conhecimento científico.
Neste contexto percebemos a necessidade de um currículo adequado, focado nos saberes desejáveis e orientador do ensino, porém não sendo engessado ao ponto de suprimir a bagagem cultural ou que o impeça de pensar livre e criticamente na solução do problema apresentado.
Bem sabemos que o currículo é o detalhamento do desejável ao aprendizado, mas não o limite, permitindo ao docente a inclusão de contextos sociais, referências locais e saberes populares que podem acrescentar a pluralidade necessária às aulas que a aproximam do cotidiano e da realidade do mercado de trabalho.
Também acrescenta ao aprendizado toda bagagem cultural, saberes interdisciplinares e dedicação do docente com seus alunos, bem como a quantidade de conhecimento apresentado dentro do período da aula. Quanto do total de conhecimento transmitido é realmente apropriado? Esta pergunta implica compreender que quanto menos se ensina, menos do ensinado pode ser aprendido. Desta forma a motivação e capacidade de transmitir conhecimento do professor implica diretamente no montante do aprendizado do educando.
Sabendo ainda que atualmente o aprendizado já não se dá de forma passiva, ou seja, o aluno participa ativamente da aula, seja trazendo suas demandas, seja construindo suas próprias soluções, o professor deve estar preparado para considerar formas diferentes de solução para um mesmo exercício, focando no resultado.
Esta nova concepção coloca todos os envolvidos como responsáveis pela construção do ensino e convida o professor a estar atendo e atualizado nas novas tecnologias de ensino.
É fundamental e inquestionável o planejamento, mas também importante o docente ter desenvoltura para situações que estão além da sua possibilidade de previsão e circunstâncias que podem estar além de sua capacidade de resolução, como por exemplo, uma repentina indisponibilidade de sala de aula adequada ou de equipamento ao qual a aula estava embasada. O docente não pode prever essas dificuldades, mas pode treinar a desenvoltura e a capacidade de contorná-las eficazmente.
Quanto ao modelo ideal de currículo a ser adotado, há uma coexistência dos modelos Técnico Linear com um enfoque por disciplinas e bastante objetivo, Circular Consensual com enfoque mais interativo e centrado nas necessidades presentes do aluno, Dialógico com enfoque no diálogo, contexto social e interesse emancipatório do indivíduo. Estes paradigmas do Currículo coexistem adiando uma mudança radical e indefinindo um modelo ideal, que na prática ainda precisa ser adequado ao à realidade da escola, do meio social, das necessidades dos alunos e recursos disponíveis.
Importante lembrar, como citado no manual Currículos e Programas, que “pessoas diferentes respondem de modos diferentes diante de situações de aprendizado”, de forma que esta situação é bastante vivenciada no ensino superior onde há uma diversidade de perfis sendo principalmente a mistura de gerações e origens sociais, que implica em pré-conhecimentos e solidez de aprendizado bastante distintos.
Ser professor é um desafio constante, sobretudo, um dom e um presente. Ser reconhecido na rua por alguém que alcançou sucesso, estabilidade, respeito e saber que contribuiu de alguma forma, pequena que seja, para essa vitória é compensador. É a vitória de um método de ensino eficaz.


Texto para Currículos e Programas - Docência do Ensino Superior -  Faculdade Internacional Signorelli