Se você está atravessando o inferno... não pare
Winston Churchill
31 maio 2018
21 abril 2018
03 abril 2018
O paraquedas
Era piloto Depois de muitas missões de combate, seu avião foi derrubado por um míssil.
Plumb saltou de pára-quedas, foi capturado e passou seis anos numa prisão norte-vietnamita. Ao retornar aos Estados Unidos, passou a dar palestras relatando sua odisséia e o que aprendera na prisão.
Certo dia, num restaurante, foi saudado por um homem:
- Olá, você é Charles Plumb, era piloto no Vietnã e foi derrubado, não é mesmo?
- Sim, como sabe?, perguntou Plumb.
- Era eu quem dobrava o seu pára-quedas. Parece que funcionou bem, não é verdade?”
Plumb quase se afogou de surpresa e com muita gratidão respondeu:
- Claro que funcionou, caso contrário eu não estaria aqui hoje. Muito obrigado!
Ao ficar sozinho naquela noite, Plumb não conseguia dormir, lembrando-se de quantas vezes havia passado por aquele homem no porta-aviões e nunca lhe disse nem um “bom dia”. Era um piloto arrogante e aquele sujeito, um simples marinheiro.
Pensou também nas horas que o marinheiro passou humildemente no barco enrolando os fios de seda de vários pára-quedas, tendo em suas mãos a vida de alguém que não conhecia.
Agora, Plumb inicia suas palestras perguntando à sua platéia:
“Quem dobrou seu pára-quedas hoje?”.
Plumb saltou de pára-quedas, foi capturado e passou seis anos numa prisão norte-vietnamita. Ao retornar aos Estados Unidos, passou a dar palestras relatando sua odisséia e o que aprendera na prisão.
Certo dia, num restaurante, foi saudado por um homem:
- Olá, você é Charles Plumb, era piloto no Vietnã e foi derrubado, não é mesmo?
- Sim, como sabe?, perguntou Plumb.
- Era eu quem dobrava o seu pára-quedas. Parece que funcionou bem, não é verdade?”
Plumb quase se afogou de surpresa e com muita gratidão respondeu:
- Claro que funcionou, caso contrário eu não estaria aqui hoje. Muito obrigado!
Ao ficar sozinho naquela noite, Plumb não conseguia dormir, lembrando-se de quantas vezes havia passado por aquele homem no porta-aviões e nunca lhe disse nem um “bom dia”. Era um piloto arrogante e aquele sujeito, um simples marinheiro.
Pensou também nas horas que o marinheiro passou humildemente no barco enrolando os fios de seda de vários pára-quedas, tendo em suas mãos a vida de alguém que não conhecia.
Agora, Plumb inicia suas palestras perguntando à sua platéia:
“Quem dobrou seu pára-quedas hoje?”.
21 março 2018
Se eu gosto de dar aulas
Talvez a resposta não seja "gosto de dar aulas".
Eu gosto é de ver pessoas inteligentes e esforçadas sendo bem sucedidas, se dando bem na vida.
E poder participar, numa ínfima parcela que seja, do sucesso de tanta gente, é o maior benefício em ser professor.
Gosto de ver mérito. Gosto mesmo é de aplaudir!
Eu gosto é de ver pessoas inteligentes e esforçadas sendo bem sucedidas, se dando bem na vida.
E poder participar, numa ínfima parcela que seja, do sucesso de tanta gente, é o maior benefício em ser professor.
Gosto de ver mérito. Gosto mesmo é de aplaudir!
14 março 2018
Das reuniões
Existem três tipos de reunioes de trabalho:
- Aquelas em que apenas se comunica decisões já tomadas.
- Aquelas em que todos os presentes estão em absoluto acordo.
- Aquelas em que se expõem opiniões e há pelo menos um presente em desacordo.
As duas primeiras são inúteis.
- Aquelas em que apenas se comunica decisões já tomadas.
- Aquelas em que todos os presentes estão em absoluto acordo.
- Aquelas em que se expõem opiniões e há pelo menos um presente em desacordo.
As duas primeiras são inúteis.
05 janeiro 2018
O cachorro na tábua
Em dado ponto da estrada o homem resolve parar o carro num posto de gasolina para abastecê-lo.
Vê um velhinho perto da bomba de combustível e ao seu lado um cachorro deitado, que uivava parecendo sentir dor.
O homem pede para o velhinho abastecer o carro e fica observando intrigado com o cachorro, que não parava de gemer.
- O que acontece com esse cão? Por que ele não para de uivar?
Perguntou o escritor ao velho.
- Ah! É porque ele está deitado na tábua.
- Só por isso?
- Bem, é que na tábua há um prego.
- Sei… E porque ele simplesmente não sai de cima do prego?
- Meu amigo - responde o velhinho - é que ele ainda está convencido que a dor para sair do prego é maior.
(Li esse texto ha mais de 25 anos, e continuo aprendendo com ele. Desconheço a autoria)
Vê um velhinho perto da bomba de combustível e ao seu lado um cachorro deitado, que uivava parecendo sentir dor.
O homem pede para o velhinho abastecer o carro e fica observando intrigado com o cachorro, que não parava de gemer.
- O que acontece com esse cão? Por que ele não para de uivar?
Perguntou o escritor ao velho.
- Ah! É porque ele está deitado na tábua.
- Só por isso?
- Bem, é que na tábua há um prego.
- Sei… E porque ele simplesmente não sai de cima do prego?
- Meu amigo - responde o velhinho - é que ele ainda está convencido que a dor para sair do prego é maior.
(Li esse texto ha mais de 25 anos, e continuo aprendendo com ele. Desconheço a autoria)
21 novembro 2017
Educação na Atualidade
A rede de ensino se esforça para entregar ensino de qualidade, onde o indivíduo seja preparado para a vida e para o mercado de trabalho. As condições são realmente desafiadoras, mas não suficientemente desanimadoras para educadores que historicamente buscam meios e se superam nesta busca de formar cidadãos críticos e criativos.
Formar cidadãos capazes de entender, planejar e transformar a sociedade implica em análise dos objetivos, planejamento, metodologia adequada, didática e mais do que nunca oportunizar ao indivíduo construir conhecimento científico.
Neste contexto percebemos a necessidade de um currículo adequado, focado nos saberes desejáveis e orientador do ensino, porém não sendo engessado ao ponto de suprimir a bagagem cultural ou que o impeça de pensar livre e criticamente na solução do problema apresentado.
Bem sabemos que o currículo é o detalhamento do desejável ao aprendizado, mas não o limite, permitindo ao docente a inclusão de contextos sociais, referências locais e saberes populares que podem acrescentar a pluralidade necessária às aulas que a aproximam do cotidiano e da realidade do mercado de trabalho.
Também acrescenta ao aprendizado toda bagagem cultural, saberes interdisciplinares e dedicação do docente com seus alunos, bem como a quantidade de conhecimento apresentado dentro do período da aula. Quanto do total de conhecimento transmitido é realmente apropriado? Esta pergunta implica compreender que quanto menos se ensina, menos do ensinado pode ser aprendido. Desta forma a motivação e capacidade de transmitir conhecimento do professor implica diretamente no montante do aprendizado do educando.
Sabendo ainda que atualmente o aprendizado já não se dá de forma passiva, ou seja, o aluno participa ativamente da aula, seja trazendo suas demandas, seja construindo suas próprias soluções, o professor deve estar preparado para considerar formas diferentes de solução para um mesmo exercício, focando no resultado.
Esta nova concepção coloca todos os envolvidos como responsáveis pela construção do ensino e convida o professor a estar atendo e atualizado nas novas tecnologias de ensino.
É fundamental e inquestionável o planejamento, mas também importante o docente ter desenvoltura para situações que estão além da sua possibilidade de previsão e circunstâncias que podem estar além de sua capacidade de resolução, como por exemplo, uma repentina indisponibilidade de sala de aula adequada ou de equipamento ao qual a aula estava embasada. O docente não pode prever essas dificuldades, mas pode treinar a desenvoltura e a capacidade de contorná-las eficazmente.
Quanto ao modelo ideal de currículo a ser adotado, há uma coexistência dos modelos Técnico Linear com um enfoque por disciplinas e bastante objetivo, Circular Consensual com enfoque mais interativo e centrado nas necessidades presentes do aluno, Dialógico com enfoque no diálogo, contexto social e interesse emancipatório do indivíduo. Estes paradigmas do Currículo coexistem adiando uma mudança radical e indefinindo um modelo ideal, que na prática ainda precisa ser adequado ao à realidade da escola, do meio social, das necessidades dos alunos e recursos disponíveis.
Importante lembrar, como citado no manual Currículos e Programas, que “pessoas diferentes respondem de modos diferentes diante de situações de aprendizado”, de forma que esta situação é bastante vivenciada no ensino superior onde há uma diversidade de perfis sendo principalmente a mistura de gerações e origens sociais, que implica em pré-conhecimentos e solidez de aprendizado bastante distintos.
Ser professor é um desafio constante, sobretudo, um dom e um presente. Ser reconhecido na rua por alguém que alcançou sucesso, estabilidade, respeito e saber que contribuiu de alguma forma, pequena que seja, para essa vitória é compensador. É a vitória de um método de ensino eficaz.
Texto para Currículos e Programas - Docência do Ensino Superior - Faculdade Internacional Signorelli
06 novembro 2017
A Didática do Ensino Superior
Considera-se desafiador e ao mesmo tempo necessário formar indivíduos levando em consideração suas realidades e saberes pré-existentes, utilizando-os como contribuição e fonte de renovação do processo de ensino e didática, bem como importante é fazer uso das várias tecnologias atuais para atingir o máximo de aproveitamento na relação entre aluno e professor.
A tarefa do docente evoluiu da necessidade do ensino de ferramentas e saberes para um perfil de instigador do conhecimento e criatividade, permitindo e incentivando que o aluno busque variadas soluções e possa destas discernir a mais adequada.
Saímos de uma situação em que se tem apenas a solução proposta pelo docente para uma gama aberta de possibilidades que permite a autonomia intelectual do educando, focando no melhor resultado.
Desta forma percebemos que a educação, o educar e o educador estão em constante busca pela excelência, nunca sendo um conceito final.
Texto para Didática do Ensino Superior - Docência do Ensino Superior - Faculdade Internacional Signorelli
A tarefa do docente evoluiu da necessidade do ensino de ferramentas e saberes para um perfil de instigador do conhecimento e criatividade, permitindo e incentivando que o aluno busque variadas soluções e possa destas discernir a mais adequada.
Saímos de uma situação em que se tem apenas a solução proposta pelo docente para uma gama aberta de possibilidades que permite a autonomia intelectual do educando, focando no melhor resultado.
Desta forma percebemos que a educação, o educar e o educador estão em constante busca pela excelência, nunca sendo um conceito final.
Texto para Didática do Ensino Superior - Docência do Ensino Superior - Faculdade Internacional Signorelli
23 outubro 2017
No tengas miedo
No tengas miedo de los cambios lentos, sólo miedo de permanecer inmóvil.
Lo importante es mantener el encanto y la sonrisa durante tu camino, el mundo no va a parar porque tú decidas llorar.
Siempre sigue a tu corazón, pero no olvides llevar tu cabeza contigo.
No vayas a donde no te inviten.No te metas en lo que no te importa.
No hables de lo que no sepas.
Muchas veces, las personas no prestan atención a lo que hacemos, hasta que dejamos de hacerlo.
No te enamores de los recuerdos, las cosas nunca serán igual.
Podrás cerrar los ojos hacia cosas que no quieres ver, pero no puedes cerrar tu corazón a las cosas que no quieres sentir.
La vida sería imposible si todo se recordase.
El secreto está en saber elegir lo que debe olvidarse.
La vida es como una pelea de boxeo; por más golpes que nos den, tenemos que seguir de pie.
No dejes que termine el día sin haber crecido un poco, sin haber sido feliz, sin haber aumentado tus sueños.
No te dejes vencer por el desaliento.
No permitas que nadie te quite el derecho a expresarte, que es casi un deber.
No abandones las ansias de hacer de tu vida algo extraordinario.
No dejes de creer que las palabras y las poesías sí pueden cambiar el mundo.
Namasté! _/\_
Lo importante es mantener el encanto y la sonrisa durante tu camino, el mundo no va a parar porque tú decidas llorar.
Siempre sigue a tu corazón, pero no olvides llevar tu cabeza contigo.
No vayas a donde no te inviten.No te metas en lo que no te importa.
No hables de lo que no sepas.
Muchas veces, las personas no prestan atención a lo que hacemos, hasta que dejamos de hacerlo.
No te enamores de los recuerdos, las cosas nunca serán igual.
Podrás cerrar los ojos hacia cosas que no quieres ver, pero no puedes cerrar tu corazón a las cosas que no quieres sentir.
La vida sería imposible si todo se recordase.
El secreto está en saber elegir lo que debe olvidarse.
La vida es como una pelea de boxeo; por más golpes que nos den, tenemos que seguir de pie.
No dejes que termine el día sin haber crecido un poco, sin haber sido feliz, sin haber aumentado tus sueños.
No te dejes vencer por el desaliento.
No permitas que nadie te quite el derecho a expresarte, que es casi un deber.
No abandones las ansias de hacer de tu vida algo extraordinario.
No dejes de creer que las palabras y las poesías sí pueden cambiar el mundo.
Namasté! _/\_
18 setembro 2017
con-viver
"Você é a média das 5 pessoas que mais convive."
mas eu diria: "das que mais ama".
Namasté
mas eu diria: "das que mais ama".
Namasté
17 setembro 2017
Intersomos
Se você for um poeta, verá claramente que há uma nuvem flutuando nesta folha de papel. Sem uma nuvem, não haverá chuva; sem chuva, as árvores não podem crescer e, sem árvores, não podemos fazer papel. A nuvem é essencial para que o papel exista. Se ela não estiver aqui, a folha de papel também não pode estar aqui. Logo, nós podemos dizer que a nuvem e o papel intersão. "Interser" é uma palavra que não está no dicionário ainda, mas se combinarmos o prefixo "inter" com o verbo "ser", teremos este novo verbo "interser". Sem uma nuvem, não podemos ter papel, assim podemos afirmar que a nuvem e a folha de papel intersão.
Se olharmos ainda mais profundamente para dentro desta folha de papel, nós poderemos ver os raios do sol nela. Se os raios do sol não estiverem lá, a floresta não pode crescer. De fato, nada pode crescer. Nem mesmo nó podemos crescer sem os raios do sol. E assim nós sabemos que os raios do sol também estão nesta folha de papel. O papel e os raios do sol. intersão. E, se continuarmos a olhar, poderemos ver o lenhador que cortou a árvore e a trouxe para ser transformada em papel na fábrica. E vemos o trigo. Nós sabemos que o lenhador não pode existir sem o seu pão diário e, conseqüentemente, o trigo que se tornou seu pão também está nesta folha de papel. E o pai e a mãe do lenhador estão nela também. Quando olhamos desta maneira, vemos que, sem todas estas coisas, esta folha de papel não pode existir.
Olhando ainda mais profundamente, nós podemos ver que nós estamos nesta folha também. Isto não é difícil de ver, porque quando olhamos para uma folha de papel, a folha de papel é parte de nossa percepção. A sua mente está aqui dentro e a minha também. Então podemos dizer que todas as coisas estão aqui dentro desta folha de papel. Você não pode apontar uma única coisa que não esteja aqui- tempo, espaço, a terra, a chuva, os minerais do solo, os raios do sol, a nuvem, o rio, o calor. Tudo coexiste com esta folha de papel. É por isto que eu penso que a palavra interser deveria estar no dicionário. "Ser" é interser. Você simplesmente não pode "ser" por você mesmo, sozinho. Você tem que interser com cada uma das outras coisas. Esta folha de papel é porque tudo o mais é.
Suponha que tentemos retornar um dos elementos à sua fonte. Suponha que nós retornemos ao sol os seus raios. Você acha que esta folha de papel seria possível? Não, sem os raios do sol nada pode existir. E se retornarmos o lenhador à sua mãe, então também não teríamos mais a folha de papel. O fato é que esta folha de papel é constituída de "elementos não-papel". E se retornarmos estes elementos não-papel às suas fontes, então absolutamente não pode haver papel. Sem os "elementos não-papel", como a mente, o lenhador, os raios do sol e assim por diante, não existirá papel algum. Tão fina quanto possa ser esta folha de papel, ela contém todas as coisas do universo dentro dela.
Thich Nhat Hanh
Namasté
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